Reservatório com o Dobro do horizonte de programação.
- iseelab11
- 30 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Levando em consideração o que não é a melhor opção ter o reservatório no mínimo na última etapa, dobra-se o horizonte de planejamento como mostrado na curva laranja, nessa curva podemos observar que não é utilizada toda a agua no primeiro ciclo de 6 etapas, assim quando eu troco de um ciclo para o próximo meu reservatório não está vazio e é possível se prevenir de um possível corte de carga.
A curva em azul então mostra o caso oposto, onde no primeiro período é gasta a agua do reservatório sem se preocupar e o segundo ciclo começa com o reservatório no nível mínimo.

Na tabela a seguir podemos observar que para o primeiro ciclo, se preocupar com ciclos futuros deixa essa operação 9.6% mais cara justamente pela economia de agua para um ciclo futuro, porem quando se inicia o segundo ciclo o planejamento em laranja fica 90% mais barato justamente por ter se programado para a existência dessas etapas.

Para se obter o custo somente do primeiro ciclo então é utilizado o valor total obtido e subtraído pelo custo total esperado na etapa 7.
Por fim então é aumentado ainda mais o horizonte de programação para encontrar uma sequência que não é afetada pelo o fato de que o reservatório vai ser esvaziado no final, assim chegamos em um valor que se repete considerando afluências e cargas iguais, obtendo a conclusão de que o melhor nível para a última etapa considerando essas condições é de 81%

Comments